Quem
      Somos











A ABREC - Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico

é uma entidade que apoia os pacientes renais crônicos e seus familiares desde 1983, oferecendo serviços de assistência social, prevenção e educação sobre a doença. 

Também luta pelo reconhecimento da insuficiência renal crônica como deficiência orgânica e pela melhoria da qualidade de vida dos portadores. 

Possui parcerias com o poder público e com outras associações de renais crônicos, além de contar com o trabalho de voluntários e profissionais. 

A ABREC tem como sonho construir uma casa de apoio aos pacientes e acompanhantes.



Assistência Social

Defesa de Direitos

Áreas Temáticas de Atuação


Principais Beneficiários


Finalidade da ABREC

Art. 1º - A ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE APOIO E ASSISTÊNCIA AO RENAL CRÔNICO também, designada pela sigla ABREC, foi constituída em 10 de abril de 1983, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, com sede no município de Bauru, Estado de São Paulo e foro na mesma cidade.

Art. 2º - A ABREC tem como finalidade:

I - Divulgar e esclarecer a opinião pública em geral, através dos meios de comunicação, os aspectos que envolvem a problemática do portador de insuficiência renal crônica.

II - Colaborar com instituições médicas ou similares que direta ou indiretamente se relacionem com o renal crônico, atuando junto a médicos e outros profissionais, hospitais participantes do tratamento dialítico e/ou de transplantes renais, no sentido de equacionar e sugerir soluções para os problemas dos pacientes renais crônicos.

III - Estudar e relacionar os casos dos renais crônicos que necessitem de alojamentos, medicamentos e orientação individual ou familiar, visando a promoção dos indivíduos, ou assessorar seus familiares na solução desses problemas.

IV - Promover a ampliação e melhoria dos serviços já existentes, dando assim, oportunidade a maior número de pessoas de ingressar nas programações de tratamento dialítico e/ou de transplantes renais, utilizando para isso os fundos e recursos obtidos na forma estatutária, colaborando com as pessoas e entidades envolvidas ou interpelando os órgãos responsáveis.

V - Desenvolver atividades educacionais, sociais, assistenciais, culturais e recreativas que estiverem ao seu alcance.

VI - Entrosar-se e engajar-se com outras entidades congêneres, estaduais e nacionais, visando o aprimoramento da “ABREC”.


Art. 3º - No desenvolvimento de suas atividades a ABREC promoverá o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, prestando serviços gratuitos e permanentes.


(Trecho retirado de texto do Estatuto da entidade)