Os profissionais do administrativo em uma entidade sem fins lucrativos são aqueles que realizam as funções de planejamento, organização, controle e gestão dos recursos humanos, financeiros, materiais e patrimoniais da entidade.
Eles são responsáveis por garantir o cumprimento da missão, dos objetivos e das normas da entidade, bem como por prestar contas aos órgãos competentes e aos financiadores dos projetos sociais.
São fundamentais para garantir a sustentabilidade, a transparência e a credibilidade da entidade perante a sociedade. Eles contribuem para que a entidade possa cumprir sua função social de forma efetiva e responsável.
Em uma entidade, os profissionais do administrativo podem realizar as seguintes atividades:
Elaborar e executar o orçamento, o plano de trabalho e o relatório anual da entidade;
Gerenciar os contratos, as parcerias e os convênios com o poder público, o setor privado e outras organizações do terceiro setor;
Administrar o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, os impostos e as obrigações legais da entidade;
Supervisionar os processos de compras, estoque, almoxarifado e patrimônio da entidade;
Coordenar e avaliar o desempenho dos funcionários, dos voluntários e dos prestadores de serviços da entidade;
Promover a capacitação, a motivação e a integração da equipe de trabalho;
Zelar pela qualidade, pela eficiência e pela ética dos serviços prestados pela entidade.
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Os profissionais do administrativo em uma entidade sem fins lucrativos devem ter formação superior em áreas como administração, contabilidade, economia ou gestão social. Eles também devem ter conhecimentos específicos sobre o terceiro setor, como legislação, captação de recursos, elaboração de projetos e prestação de contas. Além disso, eles devem ter habilidades como liderança, comunicação, negociação, planejamento e organização.