Analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos sociais voltados para o atendimento das demandas da entidade e dos seus usuários;
Orientar e acompanhar os usuários da entidade sobre seus direitos e deveres, bem como sobre os serviços e benefícios disponíveis na rede socioassistencial;
Realizar estudos e pesquisas sobre a realidade social da entidade e do seu território de abrangência, identificando as necessidades, potencialidades e problemas da população atendida;
Elaborar laudos, pareceres e relatórios técnicos sobre a situação social dos usuários da entidade, subsidiando a tomada de decisões e a definição de estratégias de intervenção;
Articular e mobilizar recursos humanos, materiais e financeiros para o desenvolvimento das ações sociais da entidade;
Participar de equipes multidisciplinares e de redes de cooperação com outros profissionais e organizações que atuam na mesma área ou temática;
Desenvolver atividades de educação popular, conscientização e mobilização social com os usuários da entidade e a comunidade em geral;
Fiscalizar e avaliar a qualidade dos serviços prestados pela entidade e pelos seus parceiros, propondo melhorias e correções quando necessário;
Zelar pelo cumprimento do código de ética profissional e dos princípios e diretrizes do Serviço Social.